Vamos falar sobre acústica no Rock in Rio?
Indiscutivelmente a qualidade do som dada pelos equipamentos são o ponto alto dessa experiência, mas temos outros pontos importantes a abordar.
A implantação dos Rock in Rio faz com que o som propague de maneira correta e ao mesmo tempo usa os edifícios existentes como barreira entre as grandes fontes sonoras e seu entorno. A área residencial está atrás dos palcos, fazendo com que a propagação principal do som seja no sentido contrário.
Palcos em que as bandas se apresentam ao mesmo tempo estão em lados opostos de forma que a atenuação do som com a distância crie setores sonoros para cada estilo musical. Já nos palcos principais (palco Mundo e Sunset) não ocorrem shows ao mesmo tempo e são bem próximos uns aos outros.
Um detalhe percebido e reforçado pelas reclamações de que o som estava baixo foi a percepção de que após as 22:00hs alguns alinhamentos de caixas acústicas do Palco Mundo foram desligados. Para sentir a “pressão sonora” da banda era preciso se aproximar mais do palco Mundo.
Mas nada que prejudicasse a experiência única que é estar no Rock in Rio! E você? Sabe de algum detalhe relacionado à acústica do evento? Compartilha aqui nos comentários. E conte-nos a sua experiência sonora do Rock in Rio 22!